Alimentação Escolar é "um investimento no futuro"

Segurança Alimentar e Nutricional
Nota Informativa

Na sessão de abertura do “III Seminário Internacional de Boas Práticas sobre Alimentação Escolar na CPLP”, decorrida a 3 de dezembro, participaram a Ministra da Educação, Cultura e Ciências da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Isabel Abreu, bem como o Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (DACLP-CPLP), João Ima-Panzo.

 

Na ocasião, o Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa da CPLP realçou que este evento “mais do que um encontro técnico, é a reafirmação do nosso compromisso coletivo com os princípios da solidariedade, da inclusão e do direito universal à educação e à alimentação de qualidade. Este evento concretiza a visão estratégica do Plano de Ação do Plano Estratégico de Cooperação Multilateral da CPLP no Domínio da Educação (2022-2026)”.

 

Durante os próximos dias, “teremos a oportunidade de partilhar boas práticas, debater estratégias inovadoras e fortalecer as parcerias que tornam estas iniciativas possíveis. São encontros como este que tornam reais os compromissos assumidos pelas nossas lideranças e traduzem em ações concretas os objetivos traçados em planos como o Plano de Ação para a Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan-CPLP)”, referiu João Ima-Panzo.

 

A alimentação escolar é “mais do que uma política social: é um investimento no futuro. Um prato servido numa cantina escolar é muitas vezes o início de um círculo virtuoso que garante saúde, promove a educação, apoia os pequenos agricultores, valoriza os produtos locais e protege o meio ambiente”, sublinhou o Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa da CPLP.

 

Este seminário “também nos desafia a olhar para o futuro. Precisamos de reforçar os mecanismos de cooperação que garantam a sustentabilidade dos programas de alimentação escolar nos nossos países. O sucesso exige inovação, compromisso político e mobilização de recursos”, alertou João Ima-Panzo.

 

Embora “tenhamos países como o Brasil e Portugal, que se destacam pela cobertura universal nas escolas públicas, muitos outros membros da CPLP enfrentam desafios para garantir a alimentação adequada a todos os estudantes”, observou João Ima-Panzo, referindo que “este Seminário é mais do que um momento de reflexão; é um apelo à ação.  Acredito firmemente que, juntos, podemos construir uma CPLP onde todas as crianças, independentemente do seu contexto, tenham acesso a uma educação de qualidade, a uma alimentação saudável e a um futuro digno.”

 

O “III Seminário Internacional de Boas Práticas sobre Alimentação Escolar na CPLP” realiza-se nos dias 3 e 4 de dezembro de 2024, no Hotel Praia, e a Conferência de Alto Nível encerra o evento a 5 de dezembro de 2024, no Hotel Pestana, em São Tomé e Príncipe.

 

Inserindo-se nas iniciativas  são-tomenses enquanto presidência em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sob o lema “Juventude e Sustentabilidade na CPLP”, o seminário será seguido de uma Conferência de Alto Nível para apresentação da Coligação de Alimentação Escolar, pelo Programa Alimentar Mundial (PAM), com o objetivo de integrar a CPLP.

Nesta reunião, participam os Ministros(as) da Educação dos Estados-Membros da CPLP, Altos Representantes das Nações Unidas e outros parceiros. A conferência é  organizada pela presidência em exercício da CPLP, pelo Secretariado Executivo da CPLP e pela República Federativa do Brasil na qualidade de país anfitrião da Cimeira da Coligação da Alimentação Escolar, em 2025.

 

O evento tem como principal objetivo a troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e informações, para a consolidação dos programas de alimentação escolar dos Estados-Membros que integram a CPLP.

 

O programa do evento prevê a concretização de quatro painéis e duas mesas redondas, bem como uma Mostra Gastronómica de pratos oferecidos nas cantinas escolares de São Tomé e Príncipe, utilizando produtos locais.

 

Mais informação

Programa livreto

Programa versão simplificada

 

Discurso

Discurso do Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa em representação do Secretário Executivo da CPLP

Últimas Notícias

Ver todas