4.º Simpósio da Rede das Escolas Médicas de Língua Portuguesa – CODEM-LP

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

29-30

set 2022

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, vai participar no 4.º Simpósio da Rede das Escolas Médicas de Língua Portuguesa – CODEM-LP, acolhido pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, nos dias 29 e 30 de setembro.

 

O evento, subordinado ao tema “Refletir o Presente, Construir o Futuro”, vai reunir representantes das Faculdades de Medicina fundadores da Rede e convidados. O Secretário Executivo da CPLP participa na sessão de abertura do evento, através de uma mensagem em vídeo.

 

Coorganizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil, e pela Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique, este simpósio ambiciona "ao longo das quatro mesas redondas previstas, refletir sobre o presente e o futuro da CODEM-LP e debater temas candentes nas áreas do ensino e da investigação em Medicina, designadamente: o Desafio da Transformação Digital na Saúde Global, a Inovação Pedagógica e a Simulação Biomédica, a Mobilidade e as Oportunidades de Formação de Docentes e Estudantes e os Desafios e Prioridades para o Desenvolvimento da Rede CODEM-LP".

 

A Rede CODEM-LP foi criada formalmente em 2019 e é constituída por escolas médicas de referência de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau.