Secretário Executivo participa na «I Conferência CPLP One Health | Uma Só Saúde»

Secretário Executivo - Saúde
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, e o Diretor de Cooperação do Secretariado Executivo, Manuel Clarote Lapão, vão participar na «I Conferência CPLP One Health | Uma Só Saúde», a decorrer nos dias 12, 13 e 14 de outubro de 2023, em Santa Maria, na Ilha do Sal, Cabo Verde.

Organizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e o Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde (INSP), a iniciativa tem como objetivo “debater e desenvolver novas ideias, bem como criar soluções sustentáveis para a saúde pública, ambiental, alimentar e nutricional nos Estados-Membros da CPLP”, referem os organizadores.

De acordo com o programa, serão “abordadas estratégias e desafios em One Health, sobre temas como a vigilância ambiental, mudanças climáticas, surtos, epidemias e pandemias. Haverá ainda espaço para mesas redondas dedicadas à segurança alimentar e nutricional no espaço da CPLP, e à qualidade laboratorial e resposta em One Health, e uma sessão livre sobre o papel da Rede de Institutos de Saúde Pública (RINSP) no âmbito do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde”.

A realização da «I Conferência CPLP One Health | Uma Só Saúde» resultou da VI Reunião de Ministros da Saúde da CPLP, decorrida em março de 2022, em Luanda, e foi posteriormente reforçada pelas resoluções da IV Reunião Extraordinária dos Ministros da Saúde da CPLP, em 2023, onde foi aprovado o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP – PECS-CPLP 2023-2027.

A Rede de Institutos de Saúde Pública, constituída em março de 2011, em Bissau, é um dos projetos prioritários no quadro do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS CPLP 2009-2012), na lógica de estruturação das redes de Institutos Estruturantes, previstas no já mencionado Plano Estratégico, com o objetivo de promover o fortalecimento das respostas e soluções estratégicas dos Sistemas de Saúde Pública dos seus Estados-Membros.

Últimas Notícias

Ver todas