CPLP reforça componente de Defesa no setor da Saúde

Saúde
Nota Informativa

O X Fórum de Saúde Militar (FSM) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorreu nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2024, em Lisboa.

 

Na sessão de abertura, que decorreu na sede da organização internacional, o Diretor-Geral da CPLP, embaixador Armindo de Brito Fernandes, afirmou que “com a aprovação do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP para o período der 2023-2027, (…), é chegada a hora de trazer para o espaço de concertação e cooperação da CPLP os resultados do trabalho desenvolvido no setor da saúde pela componente de defesa e pela nossa reunião ministerial de saúde e suas redes estruturantes”.

 

“Acredito que o reforço de colaboração com a componente de defesa da CPLP no setor da saúde encerra o grande potencial de fortalecimento de diálogos setoriais e a partilha de conhecimento e experiências a diferentes níveis e entre diferentes atores com visões, por vezes distintas, mas claramente complementares”, realçou o Diretor-Geral da CPLP.

 

A sessão de abertura do X Fórum de Saúde Militar da CPLP contou, ainda, com as intervenções do Major-General Nuno Lemos Pires, Diretor-geral de Política de Defesa Nacional de Portugal e Coordenador do Núcleo Permanente do Secretariado Permanente para os Assuntos de Defesa da CPLP, e de Vasco Hilário, Diretor-geral de Recursos da Defesa Nacional de Portugal e Coordenador do Fórum de Saúde Militar da CPLP.

 

Em agenda do FSM/CPLP, estiveram temas como o Programa de Intercâmbio de Militares da CPLP para Formação e Investigação em Saúde Militar, a Comissão Técnica de Biossegurança e Bioproteção, a Comissão Técnica de Segurança Sanitária Mundial, o envolvimento do FSM/CPLP no FELINO 2024, o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP 2023-2027 e os contributos da Saúde Militar.

 

O primeiro dia dos trabalhos desenrolou-se na sede da CPLP e, o segundo dia, foi dedicado a visitas à Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química e ao Laboratório Nacional do Medicamento.

 

Áudio

Últimas Notícias

Ver todas