RENSP-CPLP formalmente instituída

Saúde - RENSP-CPLP
Nota Informativa

A Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-NOVA), organizaram em conjunto com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Brasil, a oficina de trabalho subordinada à temática “Fortalecimento da Formação em Saúde Pública no âmbito da CPLP”, a decorrer na ENSP-NOVA, entre os dias 4 e 6 de fevereiro de 2019.

 

A RENSP-CPLP foi instituída formalmente em 6 fevereiro de 2019, durante esta Oficina de Trabalho.

 

O encontro teve como objetivos realizar um diagnóstico das capacidades formativas em Saúde Pública no âmbito da Comunidade e definir estratégias direcionadas para o fortalecimento das mesmas.

 

Esta iniciativa, realiza-se no âmbito da atividade “Rede de Escolas Nacionais de Saúde Pública (RENSP-CPLP)” e enquadrou-se no Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS-CPLP 2018-2021), aprovado na IV Reunião de Ministros da Saúde da CPLP, realizada em Brasília, em outubro de 2017, que representa um compromisso coletivo de cooperação horizontal e estruturante entre os Estados-membros da CPLP no setor da Saúde.

 

No encontro, participaram, presencial e virtualmente, dirigentes e professores das Escolas Nacionais de Saúde Pública (ou instituições nacionais com função equivalente) de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

 

A partir de um diagnóstico preliminar das capacidades nacionais disponíveis em cada país-membro presente e dos desafios colocados à formação em Saúde Pública, local e internacionalmente, foi estabelecida uma estratégia de ação para o trabalho em rede.

 

Apresentações

Últimas Notícias

Ver todas